
Festival do tradicional ritmo da Argentina será sediado pela primeira vez em São Paulo, e os vencedores se apresentarão no país do tango em julho.
A sessão brasileira do Festival de Tango de La Falda oficialmente lançada no dia 23 de março na Fundação Memorial da América Latina, em cerimônia da qual participaram autoridades e músicos argentinos e brasileiros. esta é a primeira vez que o festival de tango da cidade de La Falda o mais importante da Argentina abre uma sub-sede em outro país.
Promovido pelo Memorial da América Latina, Movimento El Arrastre, Grupo de Dança Artes Coreográficas e o município argentino de La Falda, a edição brasileira do Festival de La Falda promoverá uma competição, inédita no Brasil, entre grupos de tangos nacionais. Será um campeonato direcionado a cantores e a profissionais de Dança no estilo “Tango Show”. Os vencedores irão para a fase final, em julho, na cidade de La Falda, com direito a todas as despesas pagas e certificado oficial de participação. Eles farão uma apresentação especial, não competitiva.
A iniciativa de se criar uma sub sede nacional do Festival Nacional de Tango de La Falda partiu do Movimento El Arrastre. Músicos brasileiros e argentinos dedicados ao tango instrumental criaram o Movimento em 2009. O objetivo é, divulgar e fortalecer o tango instrumental no Brasil, promovendo a pesquisa, troca de experiências, material e informações”. Participam do movimento os grupos Café Tango, Jogando Tango e De Puro Guapos.
As inscrições para a sessão competitiva de canto e dança no Brasil vão de 24 de março a 12 de junho. As finais brasileiras serão nos dias 29 e 30 de junho, no Auditório Simón Bolívar, Memorial da América Latina com entrada franca.
Veja como foi o Festival de La Falda em 2010: