Pedro Almadóvar - O cineasta mais polêmico do mundo.
Nascido em 24 de Setembro de 1949, na cidade de Ciudad Real na Espanha o cineasta Almadóvar com 61 anos de idade, ainda atua como ator e produtor, em seus inúmeros filmes produzidos e lançados em grandes países do mundo. Preconceito não o abala. Homossexual assumido, ele retrata em seus filmes a sexualidade de maneira mais sutil e com maior tranquilidade.
Sem condições de estudo quando criança, Almodóvar não desistiu de sua carreira, trabalhou muito, em empregos humildes até conseguir o que é hoje, considerado o primeiro espanhol indicado ao Oscar de o melhor diretor, com o filme “ Fale com ela lançado em 2002,e no mesmo ano com o mesmo filme ganhou o Oscar de melhor roteiro original .
Sua fama de mais polêmico em produções de filmes, deu início em 1974, com o “Dos putas, o historia de amor que termina en boda”, de lá pra cá, sua carreira só teve a crescer e sua abordagens em produzir filmes polêmicos, chama a atenção do mundo inteiro.
Um dos seus filmes mais comentado pelo o mundo são “Abraços Partidos” lançados em 2009, uma dialética entre o ver e o não ver, ele aborda como transformar o improvável em possível, consegue tocar na alma das pessoas com suas histórias que parece não ter sentido, mas consegue passar clareza e logica em seus filmes. Interpretado com uma de suas atrizes mais preferidas Penélope Cruz, protagonista deste filme.
Além de (Abraços Partidos, 2009), (Fale com ela, 2002), (A flor do meu segredo, 1995), o filme (Má Educação, 2004) foi outro muito comentado pela a sociedade e principalmente pela a mídia, pois retratava um pouco a história da infância do autor, interpretando um travesti, foi um processo no qual Almodóvar retratou a história de como seria colocar o galã do momento Gael García Bernal no papel de um travesti.
A igreja se revoltou contra isso, e o sensacionalismo das mídias caiu em cima disso, com acusações ao filme antes mesmo de estrear. Sendo um de seus últimos filmes lançados, Almodóvar mostrou-se bem amadurecido em sua profissão, sem medo algum de retratar e expor um pouco da história.
Suas obras vieram amadurecendo com o tempo, fazendo com que o público sinta sua vida dentro de suas obras. Sempre com histórias bem contadas, Almodóvar fazia com que sentisse o drama dentro de seus filmes, como por exemplo, (Tudo sobre minha mãe, 1999) e (Fale com ela, 2002). Não é atoa que é o melhor do mundo como cineasta, autor e produtor em termo de polêmica.
Veja o trailer de Fale com ela, 2002
Sinopse
Em Madri vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, uma psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia, mas agora só consegue lhe dar um susto. Antes, porém, Benigno entrou no quarto dela e olhou o recinto com admiração, tendo roubado um prendedor de cabelos dela. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Além disto Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela possa ouvir.